DICAS DE SAÚDE

Check Up médico – laboratorial anual

Final de ano, época de festas e confraternizações e porque não época de fazer seu Check Up anual? Para finalizar bem o ano e iniciar o próximo com pé direito é importante fazer um Check Up médico para avaliar a sua saúde e aproveitar ao máximo as festas e o descanso merecido.

 

É de extrema importância ir ao médico o menos 1 vez ao ano e realizar o Check Up em um dia em que a rotina não seja alterada. Para auxiliar no diagnóstico médico, sobre o estado de saúde do paciente, alguns exames laboratoriais são solicitados. Esses exames laboratoriais fazem parte do Check Up e dependem do sexo do paciente, idade e características próprias (atividades que realiza, hábitos de vida) e histórico familiar de doenças.

 

É importante realizar exames regulares em qualquer idade de vida, nos pequenos a partir do primeiro ano de vida, para prevenir doenças e identificar tendências antes dos problemas surgirem. A partir daí o ideal é garantir a ida ao pediatra a cada 1 ou 2 anos. Conheça alguns desses exames solicitados:

 

Check Up Infantil

 

Os exames de rotina que costumamos fazer anualmente, deve também ser um hábito para as crianças a partir do 1 ano de idade.

 

Segundo o Dr. Hélio Magarinos Torres Filho, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica no Rio de Janeiro devem fazer parte do Check Up infantil os seguintes exames:

 

Exame parasitológico de fezes: feito para avaliar a presença de parasitoses intestinais que podem levar a doenças como a verminose.

 

Hemograma completo: usado para avaliar os índices hematológicos, como anemia e infecções.

 

Glicemia e insulina: para avaliação de diabetes.

 

Exame de Ureia e creatinina: para avaliação da função renal.

 

Perfil lipídico: que avalia o metabolismo de gorduras, como o colesterol.

 

Exame de urina: avalia a presença de substâncias anormais na urina ou infecções.

 

Hepatograma: avaliação da função hepática (fígado).

 

Anticorpos para Hepatites A, B e C: que avalia a necessidade de vacinação ou reforço (A e B), além de tratar de doenças que podem, em alguns casos, serem assintomáticas.

 

Além deles Dr. Magarinos também recomenda que sejam feitos testes relacionados à intolerância e alergia, como o que detecta anticorpos específicos para alimentos ou substâncias inalantes, o IgE (Pesquisa de Imunoglobulina E).

 

 

Check Up Adulto

 

Hemograma: identifica a contagem de plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos no sangue. Esse é um dos exames laboratoriais mais pedidos, em que se pode diagnosticar anemia, inflamações, infecções e a coagulação sanguínea.

 

Glicose: é feito para analisar como o corpo absorve a glicose e se o paciente pode ter diabetes e iniciar os devidos tratamentos.

 

Colesterol: é usado para quantificar tanto o colesterol ruim (VLDL) quanto o colesterol bom (HDL). Esse exame é um bom indicador para problemas cardíacos.

 

Ureia e creatina: Esses exames têm como finalidade ver como está a saúde e o funcionamento dos rins.

 

TSH e T4 livre: Excelente exame para controlar e diagnosticar doenças na glândula tireoide.

 

Ácido úrico: é feito para diagnosticar doenças como a gota e o aparecimento de cálculos renais.

 

Exames de fezes e de urina: Esses exames auxiliam para encontrar doenças e infecções urinárias, parasitárias, outras… podem ser classificados como: Protoparasitológico / Coprocultura / Sangue oculto / EAS ou Urina tipo 1 / Urocultura

 

 

Fonte: Revista Pais e Filhos / Ministério da Saúde